Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cachorro também sofre de rinite


É na baixa umidade do ar que os problemas respiratórios caninos se agravam, como a rinite, que provoca espirros freqüentes, coriza, coceira na garganta e no nariz dos cães afetados.

Rinite é o nome dado à inflamação da membrana do nariz, causada por reações alérgicas. Normalmente surge na infância ou na juventude dos cães.

A secreção nasal é um sinal constante. Esta começa serosa e fina, passa a estágios mucosos e finalmente se torna mucopurulenta. Partículas de sangue podem estar presentes. A secreção pode ser acre, neste caso a escoriação da narina será vista., e quando as secreções mucopurulentas forem persistentes, elas impedirão a respiração por causa da obstrução das narinas.

O processo inflamatório da rinite normalmente se inicia por algum fator de irritação, mas a inflamação secundária logo se instala, o que muda o caráter da secreção. Os organismos estafilococos normalmente estão implicados nestes casos.

Cuidados a serem tomados
Deve-se tomar alguns cuidados com cães que tenham crises de rinites, como: não ter próximo deste cão, tapetes e cortinas. E os brinquedos destes cães alérgicos devem ser laváveis.

Na hora da limpeza, é proibido varrer a casa, deve-se preferir o uso de aspirador e do pano úmido.

Cão com rinite tem que beber bastante líquido e não ficar próximo de fumantes. Ele precisa privilegiar de ambientes arejados e deve tomar sol nos horários em que os raios estejam mais fracos.

Fonte: Portal da Cinofilia

Notícia triste: Morre cão que percorreu 60 km para retornar ao antigo lar

Você lembram do post(clique e leia) sobre o cachorrinho que andou 60km para retornar ao antigo lar? Então.. infelizmente ele morreu... a notícia eu vi no site G1 .

Fred estava com anemia e suspeita de doença provocada por carrapatos.
Ele andou durante um ano e meio até chegar à casa que vivia em Jeriquara.



O cão Fred, que virou notícia após percorrer 60 km durante um ano e meio e retornar ao seu antigo lar, em Jeriquara, a 439 km da capital paulista, morreu na madrugada desta sexta-feira (30) no hospital veterinário da Universidade de Franca, segundo os proprietários do animal. O cachorro estava com anemia e suspeita de erliquiose, doença provocada por carrapatos. Segundo o dono do cachorro, Edson Soares, o corpo de Fred ainda passará por uma autópsia.

Fred vinha recebido, desde terça-feira (27), medicamentos e soro. Segundo a diretora do curso de veterinária da universidade, Antonella Cristina Jacinto, alguns donos levaram seus cães para doar sangue para Fred, mas todos eram de porte pequeno.

O cão havia sido doado para uma família de Franca, mas percorreu 60 km e retornou ao seu antigo lar. Nem a comida farta e a companhia de outro cão na nova casa o agradaram e, em apenas três dias, ele pulou a grade e fugiu pelo portão que estava aberto. Ninguém teve notícias do vira-lata durante um ano e meio, até que ele reapareceu na sua antiga casa.

Terapia Aquática Animal


A hidroterapia é extremamente eficaz no tratamento de doenças músculo-esqueléticas em cães. Os cães que sofrem a dor exercendo sobre a terra pode desenvolver a força ea aptidão muito mais confortável em um ambiente quente imponderabilidade. A natação não é apenas uma ótima maneira de aliviar a dor, inchaço e rigidez, ele promove o relaxamento e ajuda a construir a aptidão cardiovascular e força.

Condições que respondem a hidrelétrica incluem:

• Artrite
• ruptura do ligamento cruzado
• Displasia da anca
• Problemas da Coluna Vertebral
• A lesão do nervo
• desgaste muscular
• Obesidade
• Fraqueza, paralisia condições • Cardiovascular
• Condições relacionadas à idade

Seu cão não precisa ter uma condição médica para desfrutar de hidromassagem. A natação pode ser para se divertir e fitness também!

Fonte: Aquanews

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Doam-se 3 gatinhos!

Oi, meu nome é Wicca, sou siamesa e tive 5 lindos filhotinhos!
Meus bebês têm 10 dias, e já consegui donos para 2 deles... mas ainda restam 3!

Quem pode cuidar deles pra mim?????

Obrigada!






Contato: Rafaela Verdiani
email: finha_rock_star@hotmail.com

Ajudem o Caio!


Olá. Meu nome é Caio. Fui resgatado pelo Clube essa semana. Eu estava muito assustado, no mesmo lugar há cerca de três dias em um terreno. Não sei direito o que houve, mas cavei um buraquinho na terra, me enfiei ali e não saia de forma alguma.

Felizmente, o pessoal do Clube soube e foi ao meu encontro. Trouxeram-me para o abrigo e, qua...ndo cheguei aqui, comi como um louco e bebi mais de 1 litro de água em menos de uma hora.

Ganhei uma casinha e uma caminha confortável e já estou fazendo amigos. Sou muito dócil e sociável, mas bastante medroso. Aqui no abrigo vivem cerca de 400 cães, todos com histórias tristes, mas ninguém perde a esperança de, um dia, ter uma família.

Eu já fui vacinado e vermifugado e agora serei castrado. Será que ninguém quer me adotar? Caso não possa, que tal compartilhar com seus amigos. Quem sabe um deles não se apaixona por mim. Não custa nada, basta clicar em compartilhar!

Por fim, muito obrigado a todos que ajudaram e ajudam o Clube. Graças a vocês, eu agora tenho uma chance.

Contato: Clube dos Vira-Latas

Militar resgata filhote de cão chutado como bola no Afeganistão

Dono do cachorro, de apenas alguns dias, havia pedido a crianças para matá-lo.

Um filhote de cachorro com apenas alguns dias de vida foi resgatado por uma militar britânica no Afeganistão que o viu ser chutado como uma bola de futebol por um grupo de crianças.

Segundo a médica Sarah Marriott, o cão era do tamanho de sua mão quando ela resgatou (Foto: Nowzad Dogs/BBC )


Segundo a médica militar Sarah Marriott, de 30 anos, o cão era do tamanho de sua mão quando ela o resgatou, há seis meses, durante uma patrulha a pé na província de Hellmand.

Ela diz que o dono do filhote havia pedido aos meninos que o afogassem, porque ele não o queria. Em sua descrição, as crianças tratavam o cachorro como um brinquedo.

A soldado diz que quando o encontrou, o cão estava em um estado tão precário que ela achou que ele não conseguiria sobreviver.

Reorg se recuperou com uma dieta de mingau de aveia e apresuntado (Foto: Nowzad Dogs/BBC)


Marriott levou o cão à sua base e conseguiu recuperá-lo graças a uma dieta de mingau de aveia e apresuntado enlatado, além de muito carinho.

Transporte
Após seis meses de tratamento, ela conseguiu que a organização de proteção dos animais Nowzad Dogs o transportasse de avião para a Grã-Bretanha.

O filhote foi batizado de Reorg, que é um jargão militar para descrever uma sessão de análise de uma operação após sua execução.

Reorg foi levado à Grã-Bretanha no compartimento de carga de um avião, ao custo de 3.500 libras (cerca de R$ 9.600) e está em quarentena em um canil na região de Devon, no oeste do país.

Assim que o cachorro for liberado da quarentena, Marriott pretende entregá-lo a parentes para que cuidem dele.

Fonte: G1

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cães são capazes de imitar movimentos feitos pelos donos

O jeito mais fácil de ensinar uma tarefa a um cão é fazer com que ele imite os gestos de seu dono. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Viena, na Áustria. De acordo com a pesquisadora Friederike Range, estes animais são capazes de seguir o que faz um humano, desde que sejam ensinados e treinados para isso.

O estudo concluiu que os cães têm pré-disposição para imitar os movimentos do dono e, com isso, aprender tarefas mais rapidamente (Getty Images)

A equipe de estudiosos fez várias tentativas com um grupo de cachorros e donos, a partir de um teste de abrir a porta de uma pequena caixa com uma maçaneta. Primeiro, os homens deveriam girar a maçaneta, com a boca ou a mão, e se o cachorro conseguisse imitá-lo com sucesso recebia uma recompensa. Um segundo grupo de animais foi ensinado a fazer uma ação contrária à dos donos - se os humanos abrissem a porta com as mãos, os cães deveriam fazer isso com a boca, e vice-versa.

O estudo concluiu que os cachorros que imitavam a mesma ação do dono aprendiam a tarefa muito mais rápido. Isso mostra que os animais têm pré-disposição a imitar tarefas envolvendo mãos e patas ou boca e focinho. De acordo com a pesquisadora, o corpo canino é muito diferente do humano e, por isso, os cães precisam interpretar o que veem.

"Isso é muito importante para os animais", destacou Range, "porque eles podem aprender aspectos do mundo sem ter que passar pela tentativa e pelo erro, que sempre oferece riscos". A pesquisa dá suporte à teoria do aprendizado em que um sistema de "neurônios espelhados" e a capacidade de imitar são formados à medida que um animal aprende e se desenvolve - ou seja, ele não nasce com estas características.

Fonte: Veja

Afinal, o que é Leishmaniose?

Muito se tem ouvido falar em Leishmaniose nestes últimos tempos. Mas afinal, que doença é essa que tanto se fala? Na verdade eu também não sabia. Fui pesquisar na NET e vi este texto bem bacana e esclarecedor no site Saúde Animal.

Achei interessante compartilhar com vocês, pois quanto mais soubermos das causas e sintomas, maior a probabilidade de evitarmos ou diagnosticarmos a doença.

Clique na imagem abaixo e leia mais!

Cadelinha resgatada precisa ser adotada até domingo, em SP

Gostaria de pedir ajuda para divulgação dessa linda fêmea de pastor branco.


Moro em Caraguatatuba/SP, e no domingo (25) vi essa cachorra perambulando aqui no meu bairro, então resolvi dar comida e um bom banho. Ontem (26) a levei ao veterinário, ela está super bem de saúde, só está magra, precisando de comida mesmo!

Agora só precisa de um bom lar!! Fui ao CCZ daqui para ver se ela tinha microchip ou se alguém estava procurado-a, mas saí de lá de mãos vazias.

Infelizmente não posso ficar com ela, pois tenho duas cachorras também resgatadas de rua e uma gata, sendo que minha casa é um sobradinho que só tem uma pequena garagem. Como ela é uma pastora o ideal seria encontrar alguém com um bom quintal!

Ela está pesando uns 24 kilos, já é adulta (3 anos aproximadamente), muito meiga, adora um carinho e anda de coleira super bem.

Dei a primeira dose de vermífugo ontem e a outra será daqui a 15 dias (o vermífugo já está comprado).

Estou colocando este pedido de adoção como um caso urgente porque trabalho viajando e infelizmente segunda-feira que vem (02/08) viajo e não tenho onde deixá-la. Para complicar, o único hotelzinho pra cachorro que tinha aqui em Caraguá foi desativado (Infelizmente não é São Paulo!).

Como estou com viagem marcada para Rio Claro/SP posso levá-la até o adotante!

Interessados entrar em contato comigo:

Carolina

Email: carollimaneves@gmail.com Cels: (12)8811-7758 (Tim); (11)8104-7020(Vivo) ou (11)6720-2799(Oi) Residencial: (12)3882-1549

Acorda Todi!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Donos levam cachorros para fazer trilha de 5 km em Paranapiacaba


Com três piercings, Leca só pode brincar livremente quando vai ao parque Villa-Lobos (zona oeste de SP).

Mas, no último sábado, foi diferente: corria para lá e para cá, ao lado de 25 novos amigos. Enfiou-se na lama, nadou num lago gelado, entrou no mato e aprontou várias -tudo sob os olhares atentos da dona, a professora Marcela Kroger, 31.

Leca, uma beagle de dois anos e meio, nunca tinha se divertido tanto. "Nós duas adoramos aventura", diz Marcela, sobre o Pet's Adventure, passeio que juntou humanos e cachorros numa trilha de cinco quilômetros em Paranapiacaba, em Santo André (Grande SP).

O evento, que custou R$ 60 por humano e R$ 35 por animal, é feito pelo Turismo 4 Patas, portal que oferece passeios e viagens com cães.

Em sua segunda edição, o Pet's Adventure juntou 34 pessoas. Dessas, 29 eram mulheres -situação comum nos passeios com cães, segundo Larissa Rios, dona do portal.

Para a adestradora Patricia Benedetti, 35, há uma explicação: "Mulheres cuidam de seus bichos mais como filhos que os homens". Segundo ela, que foi ao passeio, "homens não pensam tanto que cachorro se diverte."

Além do Pet's Adventure, o portal organiza passeios como o Fim de Semana Radicão, que leva humanos e cães para praticar rafting (www.turismo4patas.com.br).

Veja galeria de imagens

Fonte: Folha.com

Cachorrinha procura dono!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Não subestime o poder de um vira-lata

Por: Carla Ruas

Estava na casa da minha tia uns dias atrás e ela tem um cachorrinho de raça. Esse mesmo cachorrinho pulava incontrolavelmente até a comida, até que meu tio soltou a frase: “ Para com isso, você não é cachorro vira-lata!”. Contive meu riso.

Há um mês adotei essa linda cachorrinha http://ducachorro.blogspot.com/2010/06/cachorrinha-perdida.html , graças a esse blog e felizmente não foi a minha primeira vira-lata, tive mais 4. O que eu posso dizer para todos é que vira-lata é uma denominação para os Sem Raça Definida, mas não transmite a capacidade real desses lindos cachorros.

Todos os vira-latas que tive foram especiais, de uma maneira única mostraram a capacidade de superação incrível! Enquanto eu gastava dinheiro com os meus cães de raça, os vira-latas estavam sempre bem, dificilmente tinham problemas de saúde.Não quero rebaixar os cachorros de raça, que também tive inúmeros e sonho em ter um labrador, mas ser vira-lata é ser...diferente.

Eu entendia isso como sorte, até que tive uma vira-lata que ficou grávida e teve 10 filhotinhos sozinha, simplesmente acordei e susto: de uma cadela, agora havia mais 10 filhotinhos!

Eu vi que era praticamente uma vantagem ser vira-lata, como se fosse uma troca com a mãe-natureza: “vocês vão nascer sozinhos, sem a beleza clássica dos pomposos de raça, mas darei algo em troca a vocês – a capacidade ímpar de lidar com seus problemas e de ainda sim, acreditar e amar os seres-humanos”.

Eu vejo essa frase em todos os “viras” que já tive e vejo ainda mais na minha recente cadelinha adotada, que chamo de Bibi de tão meiga e fofa que ela é. Ela foi encontrada na rua, muito magra e um pouco debilitada (sua patinha estava muito machucada). No começo foi um pouco difícil fazê-la esquecer da vida da rua e se alegrar com sua nova condição. Andava de rabo abaixado, tinha medo de tudo e todos e, em menos de duas semana, era outra cadela. Feliz, gordinha, com a patinha curada sozinha, com uma felicidade incrível.

O melhor vocês não sabem: ela se comunica como nunca vi, pega a coleira com a boca e leva até a mim para passear, me olha bem fundo e me leva até aonde está seu ossinho para eu resgatá-lo. Obedece como ninguém: vai deitar quando mando, passeia sem coleira e não faz suas necessidades dentro de casa, somente quando chegamos para passear na rua.

Enfim, até mesmo eu subestimei a capacidade dessa vira-lata linda e hoje vejo mais forte o poder de um vira-lata.

Então quando você ver um vira-lata pedindo comida, saiba que ele sabe fazer muito mais que isso, ele pode fazer de você, uma pessoa mais feliz e realizada, porque adotar não deixa de ser a capacidade de exercer aquela velha função nossa na Terra: ajudar o próximo.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Como ainda podem abandonar esses bichos???

"Vira-lata tentou salvar cão atropelado e virou herói anônimo no Chile.

O vira-lata tentou salvar outro cão que havia sido atropelado em uma movimentada rodovia em Santiago. As imagens foram captadas por câmeras de vigilância da estrada.

Em meio a caminhões e outros veículos de grande porte, o cachorro se aproximou do animal atropelado e, com dificuldade, o arrastou para a margem da rodovia Vespucio Norte.

Rapidamente, funcionários chegaram e retiraram os dois animais. O cão vítima do atropelamento não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O "salvador", como um bom cão de rua, fugiu logo em seguida."

Só posso dizer uma coisa: Amo minha vira-lata!

Animais no ventre materno

As incríveis imagens que você vai ver são de animais embrionários. Mostram a aparência de golfinhos, tubarões, cães, pingüins, gatos e elefantes dentro do útero materno. A série de fotos faz parte do documentário Animais Extraordinários no Ventre, produzido pelo canal National Geographic.

Segundo o produtor do show, Peter Chinn, as obras mesclam imagens de ultra-som tridimensional, computação gráfica e registros de pequenas câmeras cuja função é captar o processo de formação do novo animal, desde a concepção até seu nascimento.

Clique na imagem abaixo e veja o resto das fotos!

Esses cachorros..

terça-feira, 20 de julho de 2010

Cadelinha Cega em abrigo lotado! Alguém pode ajudar?

ADOTADA EM 25/07  - ATUALIZADO EM 27/07

Essa chocolatinha deve ter uns 3 anos, porte pequeno para médio, muito dócil...


Ela vive num abrigo com mais 150 cães, como não enxerga nadinha é comum ouvir seus gritos de medo qdo todos peludos resolvem correr em sua direção e sempre acaba pisoteada por todos e isso a assusta muito, com toda razão!!!

Como se trata de um abrigo, não recebe a atenção que um cão cego merece, precisa de carinho, de paz e isso sabemos que é impossível no local que ela está.

Como muitos sabem, estou cuidando do Fubá. o cão cego abandonado após a morte da dona e posso afirmar que é maravilhoso cuidar de um cão com tal deficiência, a gratidão deles não tem preço, são especiais em todos os sentidos e creio que apesar da cegueira são abençoados de outras formas, em outros sentidos, pois acabam entendendo nossos sentimentos, parece que ouvem nosso coração... é incrível!

Bom, o Fubá teve a sorte de ser resgatado e em breve estará em seu novo lar, mas essa chocolatinha, que nem nome tem ainda, essa ainda espera um anjo que lhe tire do abrigo e a faça muito feliz.´
Deve ser triste demais viver num mundo escuro e sem carinho... Vamos colorir a vida dessa amiguinha que implora por amor com seu olhar!!!
Vamos ajudá-la???

CONTATO: julyanafono@hotmail.com
(011)8538-0060

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Moonwalking Puppy

Creches para cachorros

Uma idéia bem bacana... uma alternativa para não deixarmos nossos cães muito sozinhos!
Eu acho que até já existe isso no Brasil, mas o valor é muuuuuito maior que nos EUA!

Cliquem no link e vejam o vídeo da matéria!

http://video.br.msn.com/watch/video/filhote-de-estimacao/kpi6pm6m

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Vira-lata percorre 60 km e, após um ano e meio, retorna ao antigo lar

Essa notícia é bem bacana! Realmente o bom filho a casa torna!

Fred estava em Franca, mas pegou estrada e está de volta a Jeriquara


Um vira-lata percorreu 60 km, durante um ano e meio, e retornou para o antigo lar. Esta é a fantástica história de Fred, um cãozinho travesso que havia sido doado para uma família de Franca. Mas, persistente, ele pegou estrada e está de volta a Jeriquara.

Em Franca, Fred logo mostrou que não se sentia em casa. Nem a comida farta e a companhia de outro cão o agradaram. Tanto é que em apenas três dias pulou a grade e não pensou duas vezes quando viu o portão aberto. Ninguém teve notícias do vira-lata durante um ano e meio, até que ele reapareceu na sua antiga casa.

Clique aqui e veja o vídeo da matéria!

O cão está mais magro, mas aparentemente aliviado por ter voltado para casa. Apesar de mais fraquinho, Fred continua esperto. Vez ou outra perambula pelas ruas, mas sempre volta. Nem que seja na marra.

Uma das explicações para o retorno de Fred é que o animal tem uma memória cerca de 40 vezes melhor do que os humanos para sons e cheiros.

Fonte: EPTV

Labradora Jade procura um dono!

Fui abandonada em Igaratá num condomínio de chácaras perto de São Paulo.
Vivi sem comida e sem carinho e apanhava por correr atrás das galinhas.
A tia Lilian me resgatou, me vacinou e castrou.
Se você nos resistiu aos meus lindos olhos amendoados, ligue p/ ela ou envie um e mail que ela me levará até você.
Ah...tenho um ano e meio.
Estou na expectativa de uma vida melhor! Ai! Que ansiedade!

Veja minhas fotos abaixo!



Contato: Lilian: linutrivet@yahoo. com.br
tel: (11) 8585-3501

Origem do Blog - Parte 2 de ??

Continuando a história do primeiro post (clique aqui se você não leu) sobre a criação do Blog, assim que eu perdi meu primeiro cachorro, minha mãe não deixou a coisa esfriar, e logo que passaram-se os meses de “limpeza”, já fomos atrás de outro bichinho.

O pessoal de casa ficou meio “traumatizado” com a adoção, e dessa vez decidimos comprar um cachorro. E assim, começa a procura por uma raça!

Acabamos comprando uma Cocker Spaniel Dourada, e a chamamos Krika. Era um filhotinho lindo, e amável. Fez a alegria de todos em casa, e assim, continuei perdendo meu medo de cachorro.

Infelizmente, acho que não escolhemos muito bem o criador, e a bichinha veio cheia de zica. Problemas de pele e orelha eram constantes, e eram constantes também as visitas ao veterinário. A coitadinha tomou remédio a vida inteira, por causa das alergias e tudo mais, e quando ela tinha uns 10 anos, a conseqüência deste monte de remédio foi fatal.

Seu rim parou de funcionar, e infelizmente não houve outro jeito de tratamento que não fosse o sacrifício. Senti bastante, mas não tanto quanto meus pais, pois eles eram os verdadeiros donos dela. Eles que passeavam, levavam ao veterinário, escovavam, limpavam a sujeira e etc. Eu era um mero expectador.

E tudo isso levou a acontecer o que eu esperava. Meus pais não quiseram mais cachorro. Eles sentiram tanto amor pela bichinha que não queriam mais se apegar, fora que outras coisas nos impossibilitaram de ter outro animal naquele momento.

Desse modo perdi meu 2º animal de estimação....

(continua num próximo post...)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Scarlet procura um dono!

A Scarlet é uma cachorrinha que apareceu na porta da casa da amiga de uma amiga toda judiada...Agora ela está assim, toda repaginada...Como todo cachorro resgatado da morte, ela é grata, obediente, dócil. Ajude-nos a conseguir um lar para ela?


Contato: blogducachorro@gmail.com

ONG de SP faz feira de adoção, recruta voluntários e pede doações


Venha, conheça nosso trabalho e nossos animais. Todos castrados, vacinados e vermifugados.

* Precisamos de doações: ração de cães e gatos, jornal, medicamentos, areias sanitária, coleiras e guias, cobertores, potes, roupas, camas, produtos de limpeza e tudo o que for útil para os animais.

* Precisamos muito de voluntários: para ajudar na limpeza, entreter e passear com os cães e também caronas para ajudar no transporte da feira e dos animais.

Também temos nossa Lojinha Permanente: camisetas, livros, CDs, artesanato, chaveiros, rifas e outros (temos itens a partir de R$2,00, não é caro ajudar).

Esperamos você na nossa Feirinha, mesmo que seja somente para prestigiar nosso trabalho.

Para adotar: ser maior de 21 anos, trazer xerox de comprovante de residência, CPF e RG.

Taxa de adoção: R$25,00 (adultos) ou R$50,00 (filhotes = castração) ou a doação de qualquer ração “PREMIUM”.

Contamos com VOCÊ!!!

Até lá.

Visitem nosso site: www.uniaosrd.com.br

Orkut: União SRD

Qualquer dúvida, entre em contato:
Adriana – 8704-6475
Ruth – 9915-1800

Atenção: não recolhemos animais pois não possuímos nem mantemos abrigo ou canil!

Abandonar animais é crime federal (lei 9605/98). Denuncie!


“Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer.
Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem, há uma só diferença: a vítima.
Quando me tornei vegetariana, poupei dois seres, o outro e eu!!!”

Fonte: ANDA

Convívio com animais de estimação melhora sistema imunológico de adultos e crianças, além de reduzir os níveis de estresse

Os benefícios da presença de um animal de estimação em casa não se restringem às alegrias que o pet proporciona a toda família. Esta convivência também pode contribuir, além do bem-estar psicológico, na prevenção e no auxílio ao tratamento de várias patologias.


Um levantamento de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, encomendado pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), integrante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), para um grupo de pesquisa do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo professor César Ades, reuniu uma série de estudos que confirmam esta contribuição à saúde das pessoas proporcionada pelo convívio com os animais de estimação. Entre algumas das observações, pode-se destacar a melhora da imunidade de crianças e adultos, redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado.

Este mapeamento foi encomendado com o objetivo de trazer a público uma série de informações relevantes e pouco conhecidas sobre enormes benefícios sociais, psicológicos e até físicos na relação homem e animal de estimação.

Reforço na defesa do organismo – De acordo com o levantamento, os benefícios independem da idade. Os pesquisadores da USP citam um trabalho que identificou vários benefícios aos bebês que convivem com cães, já que certas proteínas que desempenham um importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam significativamente em bebês de um ano de idade quando expostos precocemente a um cão, conferindo um importante papel destes animais na saúde humana.

Segundo a pesquisadora Carine Savalli Redígolo, este trabalho mostra que o convívio possibilita aos bebês ficar menos suscetíveis às alergias e dermatites tópicas. “Também foi observada a redução de rinites alérgicas aos quatro anos de idade e aos seis a sete anos, devido à redução da imunoglubina E – um anticorpo que quando em altas concentrações sugere um processo alérgico”, acrescenta. Os pesquisadores alertam que este contato não significa que seja isento de possíveis efeitos negativos para a saúde, porém, é possível discutir com mais equilíbrio os prós e contras de possuir um cão. Porém, muitos pais desconhecem estes benefícios.

De acordo com a pesquisa do Radar Pet, idealizada pela Comac, ainda há resistência dos casais que possuem filhos pequenos adquirirem um animal de estimação: 44% das residências que têm pelo menos um pet são de casais com filhos jovens ou adolescentes; este número cai para 16% quando se trata de casais com filhos pequenos (até 09 anos).

Um gesto simples pode trazer importantes efeitos ao sistema imunológico de pessoas de qualquer idade. “Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona”, explica Carine.

Benefícios ao coração – Outros estudos identificados pelos pesquisadores da USP também avaliaram as taxas de sobrevivência, no ano posterior a um infarto agudo do miocárdio, em donos de cães, gatos, outros animais de estimação e em pessoas que não possuíam bichos. Segundo os pesquisadores, depois de determinado período, verificou-se que a posse de um cão contribuiu significativamente para a sobrevivência dos pacientes, pelo menos no ano seguinte ao incidente.

Já no controle de hipertensão arterial, os estudos apontam benefícios também neste sentido. Profissionais que viviam em condições de estresse, faziam controle do problema com medicação, foram divididos em dois grupos, os que possuíam um cão ou gato e os que não possuíam animais. A pesquisadora Maria Mascarenhas Brandão afirma que, seis meses depois do início do monitoramento, um dos trabalhos constatou que as taxas de pressão diminuíram para ambos os grupos. Entretanto, nas situações geradoras de estresse a resposta foi melhor para os donos de cães. “Além disso, este grupo aumentou significativamente suas taxas de acertos em contas matemáticas, em relação àqueles que não possuíam os animais”, acrescenta. Esta situação mostrou a diminuição dos níveis de estresse, obtidos com o contato com os pets.

Algumas outras situações também trazem efeitos muito positivos à saúde e ao convívio social: os pesquisadores da USP citam que a duração das caminhadas é maior para aquelas pessoas que estão acompanhadas por um cão. “Além disso, nestes passeios, os animais ajudam na integração social, contribuindo para o início de uma conversa com outras pessoas, por exemplo”, confirma Maria. Ainda segundo uma destas pesquisas, pessoas com problemas simples de saúde, como dores de cabeça, problemas estomacais, gripes, dentre outros, que adotaram pela primeira vez um animal de estimação, apresentaram redução significativa desses problemas menores de saúde, em relação a pessoas sem animais.

Sobre a Comac – A Comissão de Animais de Companhia foi criada em 2007 com o objetivo de influenciar e desenvolver o mercado de produtos veterinários para pequenos animais. A comissão surgiu como um grupo de trabalho do SINDAN e é composta, hoje, pelas empresas: Agener União, Bayer, Biovet, Coveli, Intervet/Schering-Plough, Jofadel, Konig, Merial, Ouro Fino, Pfizer, Vetnil e Virbac.

Fonte: Portal SEG

quarta-feira, 14 de julho de 2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

Cãozinho cego que foi encontrado desnorteado pelas ruas recebe tratamento e aguarda adoção

Este é o Cacau, foi resgatado no exato momento em que o Mauro vinha do veterinário após castrar o Barnabé. O Mauro viu o Cacau andando sem rumo e batendo a cabeça em todos os lugares, desnorteado, foi quando percebeu que ele era cego… O que fazer nesta situação, Barnabé conosco, e um ser inocente deixado a própria sorte em uma rua que tem intenso movimento inclusive de ônibus, e ainda cego!!! Não teve dúvidas, deu a volta e quando desceu do carro presenciou a cena de uma senhora dando um pãozinho para ele e ele devorando, com uma fome angustiante.. Mas era apenas um pãozinho duro, aí ela contou que havia dado um pouco de arroz puro e ele comeu compulsivamente também…


Ele perguntou se tinha dono, de onde ele tinha aparecido, e ela disse que ele estava lá há algum tempo de um lado para o outro e só parou por causa do arroz… Ele tinha um barbante amarrado no pescoço, não uma coleira, um barbante, esses de varal!! O Mauro chegou em casa e pediu que eu descesse para ajudá-lo. Sem graça me apresentou o Cacau que estava na caixa de transporte comendo ainda desesperadamente,um punhado de ração… Quando o vi bateu uma tristeza, ele é cego dos dois olhos, estava imundo e muito mal cheiro, parece que de dia ele ainda vê vultos, mas á noite fica completamente perdido, fiquei pensando o que seria dele na rua, deve ter perambulado a meses, magro, faminto e imundo…

Além de cego ele tem uma enorme bola no pênis dele, estava muito sujo e cheio de nós, e com um pequeno tumor em seu pescoço… Estava com muitos carrapatos, pulgas, faminto, com sede, um pouco anêmico e apesar de todo este desconforto e possível dor, e estar perto de completos estranhos que ele não consegue ver, é um cachorro doce, calmo, amoroso, paciente… Nenhum momento de agressividade, apenas gratidão, basta passar a mão nele que seu rabicó começa balançar. Já chorei duas vezes olhando para ele…

Cacau é especial e precisará de uma família MUITO especial mesmo, só um ser muito evoluído poderá abrir o coração para este anjo… Mas já doamos o Rafa e a Gabi para pessoas (outros dois Cocker cegos que resgatamos) maravilhosas e que estão presentes até hoje em nossas vidas. Então temos certeza que há uma terceira pessoa à espera do Cacau. Ele irá retribuir com muito amor, gratidão e carinho…

Ele é LINDO, suas enormes bochechas são deliciosas de apertar, suas orelhas peludas e com mechas brancas são um arraso, e enquanto sua mãe maravilhosa não aparece, estaremos prestando todo o atendimento que ele precisa, vamos levá-lo ao veterinário hoje mas já começamos com o tratamento e medicamentos. Ele precisará de exames e cirurgia, que tal nos ajudar amadrinhando este garoto e fazendo parte de sua história para sempre??? Só com sua ajuda podemos fazer a diferença nas vidas dos Cacaus, Gabis, Rafas, Barnabés, e tantos outros que ainda não encontraram seu novo destino.

Peço que encaminhe este apelo aos conhecidos ampliando assim as chances do Cacau ganhar mais espaço, temporário ou definitivo, muito obrigada por ajudá-lo.

Vejam um vídeo do Cacau: http://www.petfeliz.com.br/videos/cacau.wmv

Contato: Marta Naufal Arruda, pelo tel (11) 8623-2995, ou por email petfeliz@petfeliz.com.br

Abrigo de Animais ou depósito de animais?

Vi esta matéria no site da ANDA e achei interessante e totalmente discutível. A Eutanásia ainda é um ponto de discussão muito forte entre os amantes e protetores de animais.

Como eu disse no post sobre o adestrador de cães, é necessário também que todos que contribuam para um abrigo, fiscalizem o mesmo, para ver se o dinheiro é bem aplicado e se os animais estão tendo uma vida digna.

E vocês, o que acham da Eutanásia?


Siegmar Metzner
siegmar.metzner@curitiba.goethe.org

O texto abaixo, (Depósito de animais vivos), foi publicado ontem no jornal O Estado do Paraná. Escrevi o mesmo após uma visita a um destes abrigos e após conversar com amigos veterinários que algumas vezes atendem estes locais.

Creio que este problema não é apenas em nossa cidade. Centenas de abrigos estão super lotados e os animais não tem mais uma vida digna nestes locais. Passam fome, medo, frio e, principalmente os gatos, ficam durante anos enjaulados a espera de uma adoção que nunca chega.

Isto já não é mais uma vida digna para milhares de animais. Os abrigos, cegados por pensarem estar fazendo o bem para os animais recolhendo dia a dia mais e mais animais, estão transformando a vida destas criaturas numa verdadeira tortura, onde sobrevive quem tiver mais forças, onde come quem é mais forte e convenhamos, muitos passam fome.

Tenho recebido críticas por citar a eutanásia em alguns casos, mas deixo aqui a pergunta: O que é mais digno, deixar os mesmos viverem e comerem entre suas próprias fezes tendo que muitas vezes lutar para conseguir comer o suficiente, ou dar para alguns uma morte digna e acabar com seus sofrimentos?

Desculpem-me os abrigos, sei que a intenção tenta ser boa, mas parem para refletir e verão o mal que estão causando para estes animais.

Depósitos de animais vivos

Visitei há pouco tempo atrás uma das nossas ONGs ou melhor dizendo, um dos nossos abrigos de animais aqui em Curitiba. Creio não ser preciso dizer que sai do local chorando de raiva e de tristeza ao mesmo tempo. Não podemos mais chamar estes locais de “abrigos”, eles se tornaram depósitos de animais vivos, apenas isso.

Chorei de raiva pela razão de imaginar o porquê de tantos animais abandonados. Simples de responder, devido ao “seleto” grupo de ignorantes, de todas as classes, que compram animais ou os adotam por impulso, para satisfazerem seus mimados rebentos. E quando estes perdem o interesse e preferem agora um IPOD, o bichinho inocente é largado em praças, terminais ou rodovias. Quando fica doente em geral acontece o mesmo.

Tristeza senti pelo fato de estes animais não terem mais uma vida digna nestes locais. Eles aumentam diariamente de número, são amarrados nos portões destas entidades ou caixas de filhotes são abandonadas com ninhadas inteiras. Os que lá estão, muitos mutilados, doentes, alguns com doenças irreversíveis, cegos entre outros problemas, compartilham o mesmo espaço com os saudáveis.

A higiene há muito já fugiu do controle, como igualmente a forma decente de alimentar os mesmos. Sei que estes locais ou tentam fazer o melhor que podem, mas estão privados de tudo, principalmente de recursos e de pessoas para dar uma vida digna a estes animais, que precisariam de exercícios e de muito carinho, além da comida.

Nossas autoridades nada fazem ou fazem muito pouco. Muitos destes animais estariam melhores se fossem sacrificados, principalmente os doentes, cegos e mutilados que quase nunca podem se defender quando atacados pelos mais fortes e isso é algo que acontece com muita freqüência. Agora, mencione a palavra ‘’eutanásia’’ para uma destas entidades e voces terão inimigos mortais para o resto de suas vidas. Eles preferem ver alguns de seus animais morrerem velhos e doentes do que dar ao menos uma morte digna para alguns destes animais.

Quero deixar claro que a culpa não é apenas das nossas autoridades, que poderiam sim estar fazendo muito mais sobre este assunto, como por exemplo, admitir que a castração em massa já seria e é a única solução a médio prazo. Mas a culpa é igualmente de todos os ignorantes que abandonam seus animais assim quando estes adoecem ou seus mimados rebentos se cansam destas inocentes criaturas.

Siegmar Metzner – Curitiba
Jornal O Estado do Paraná
Edição 11/07/2010

Fonte: ANDA

Cadelinha especial procura um dono especial!

Exemplo de superação

Um exemplo real de superação no mundo animal. Muito bom!

Cães e gatos também sofrem com o tempo seco em SP

Animais domésticos têm de receber até inalação em alguns casos. Número de casos em hospital veterinário aumentou quase 20%.

(Foto: Divulgação/Hospital Veterinário Sena Madureira)

A escassez de chuvas em São Paulo também prejudica cães e gatos. Com a baixa umidade do ar, as vias respiratórias dos animais ficam irritadas e o acúmulo de secreções é ainda maior: alguns deles precisam receber inalação para se manter saudáveis. Animais recém-nascidos, idosos e que já convivem com doenças respiratórias – como asma e pneumonia – precisam de atenção nessa época do ano.

"É importante que eles bebam bastante água. Em alguns casos, recomenda-se até que o proprietário ligue um umidificador", diz Fernanda Fragata, diretora clínica do Hospital Veterinário Sena Madureira. Segundo ela, foram registrados mais casos na última semana. "O aumento gira em torno de 18%." Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), deve chover nesta terça (13), o que deve amenizar o impacto do tempo seco, aumentando a umidade do ar.

Fonte: G1

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Adote um gatinho!

Vira-latas são os cães preferidos dos paulistanos

Eles não são puros e têm histórico de passagem pelas ruas. Seu nome é associado ao lixo e aparece no dicionário como sinônimo de "sem classe, sem vergonha". Ainda assim, e talvez com a ajuda de uma abanadinha de rabo, os vira-latas conseguiram driblar a má fama: estão na moda e fazem companhia a milhares de moradores da cidade, de todas as classes sociais.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha, é esse o cão mais comum na casa das famílias paulistanas. O levantamento entrevistou 613 pessoas, numa amostra representativa da população de São Paulo com 16 anos ou mais.

Por ser fruto de uma mistura de raças, o vira-lata tem características muito mais variadas do que qualquer cachorro puro. Mas, na aparência física, é possível identificar um perfil médio: a maioria pesa de 10 kg a 20 kg, tem pelo curto e cor escura --é o pretinho básico, como chamam alguns protetores de animais.

Para o zootecnista e especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, autor do livro "Adestramento Inteligente" (ed. Saraiva; 240 págs., R$ 31,40, 2009), o porte médio ajuda a sobreviver nas ruas. "Ele não é tão grande a ponto de demandar muito alimento nem tão pequeno a ponto de ser indefeso em brigas e perder na competição com outros machos para cruzar", explica.

O comportamento também muda substancialmente de um vira-lata para o outro, mas aqueles que passaram pela rua costumam ser mais espertos do que os criados em casas ou apartamentos. "O animal que passou pela rua teve que se virar, ou não estaria vivo", diz o veterinário Wilson Grassi, diretor da Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) e gerente-executivo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

Segundo Alexandre Rossi, a mistura de raças costuma "produzir" um cão com competências mais equilibradas. Enquanto um animal puro pode ter mais aptidão para guarda e outro para companhia, por exemplo, o vira-lata teria uma média entre as habilidades --o que também o torna menos previsível, uma desvantagem na opinião de algumas pessoas.

A genética explica também por que os vira-latas, conhecidos como SRD (sem raça definida), são mais resistentes a doenças. Existem problemas de saúde determinados por genes recessivos, que devem estar presentes em dupla para que as complicações se manifestem.

Enquanto os animais mais puros têm mais tendência de portar os dois genes, estes acabam sendo "diluídos" com a mistura de raças.

Um problema que vem aumentando em cães de raça nos últimos cinco anos, por exemplo, é a alergia, segundo Roberto Monteleone, veterinário de pequenos animais há mais de 30 anos. "Há criadores que cruzam animais aparentados. Muitos nascem com imunodeficiência e pegam infecções com facilidade. No caso do vira-lata, há uma chance muito menor de que isso aconteça."

Outra explicação é a própria seleção natural. Quando o cachorro é de raça, acaba procriando mesmo não sendo muito saudável, pois recebe mais cuidados. Já na rua só procriam os vira-latas mais fortes, que sobrevivem às condições adversas e, por isso, geram filhotes mais resistentes.

Isso não quer dizer, no entanto, que eles precisem de menos cuidados do que um cão de raça. "Tem que vacinar, levar ao veterinário, dar boa alimentação. É um cão como outro qualquer", alerta Cida Lellis, presidente da ONG Clube dos Vira-Latas.

São Paulo

Segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Paulo, há 2,5 milhões de cachorros domiciliados na cidade. O número vem crescendo, em média, 6% ao ano, e estima-se que, em 2020, atinja 4,5 milhões. Os dados são de uma pesquisa que vai virar livro, feita pela USP de 2007 a 2009 em parceria com o CCZ e com regionais de saúde. Foram visitados quase 12 mil domicílios.

O professor de veterinária Ricardo Dias, autor do estudo, diz que não surpreende saber que o SRD é o cão mais comum. "Vimos que só 26% dos cachorros foram comprados. O restante foi adotado", diz.

A adoção dos sem raça, aliás, está virando moda entre paulistanos de classes mais altas, e agora eles dividem espaço com primos "ricos" como poodles, lhasas e labradores. "Os animais de rua não ficam mais só na periferia. Temos visto muito mais vira-latas nos parques, junto com os cães de raça", afirma a veterinária Cíntia Tonelli, fundadora da ONG Vira-Lata É Dez.

Em 2003, quando foi criada, a entidade conseguia doar quatro cães por mês --hoje são cerca de 16. O problema é que eles também têm tido mais animais para recolher.

Desde 2008, não é mais permitido, no Estado de São Paulo, sacrificar animais apenas por estarem na rua -a eutanásia só pode ser feita em casos extremos, de doenças incuráveis ou infectocontagiosas. Os animais recolhidos pelo CCZ ficam disponíveis para adoção --são doados, em média, 50 por mês.

A ONG Clube dos Vira-Latas é outra que aumentou as doações: eram cerca de dez por mês há cinco anos e agora são entre 40 e 50. "As pessoas estão acordando para o problema dos animais abandonados na cidade e vendo que o bicho não precisa ser comprado e ter raça", diz Cida Lellis.

Mas os adotantes ainda procuram perfis específicos: filhotes, de porte pequeno, peludinhos e que não sejam pretos, justo o contrário da maioria dos cães que estão nos abrigos. Casais jovens, com ou sem filhos, são os adotantes mais comuns na cidade de São Paulo.

Fonte: Folha

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fotógrafa de animais

Olhem que trabalho mais bacana que essa fotógrafa faz!

http://www.silviafaller.com.br/

Quem nunca quis uma boto bem bacana do seu animal de estimação pra mostrar pra todod mundo, ou fazer um belo quadro?

Está ai a oportunidade! Vale a pena conhecer!

Adestrador de cães é suspeito no caso Bruno

Se realmente for comprovado que um adestrador e criador de cães está envolvido no caso, e realmente deu carne humana para os animais se alimentarem, fica exposto o quanto temos que tomar cuidado ao comprar cães sem saber sua procedência.

Caso a pessoa não opte pela adoção (o que eu acho mais correto), é recomendável que visite o canil, conheça os donos e como os animais são criado e tratados. Não confie somente em "rostos simpáticos". Visite, cheque e confira a real situação dos criadores e filhotes.

http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2010/07/08/bruno-eliza-adestrador-de-caes-suspeito-de-envolvimento-306532.asp

Conheça o "Bicharada"

Uma amiga me indicou um blog que eu não posso deixar de repassar aos meus visitantes.
O Blog se chama "Bicharada" e pertence a uma repórter da Revista CRIATIVA, da Editora Globo.

Ele aborda vários assuntos bacanas sobre nossos bichinhos e vale muito a pena conhecer!

Clique no link abaixo e confira!

Cadela será eutanasiada caso não ganhe um novo lar

Atualizado 12/07 com informações do Clube dos Vira-Latas!

"Flor foi resgatada. E-mail da Simone.


Gra... Ver maisças a Deus a Flor está bem e já está com a Patrícia, ao ler seu e-mail acabei me comovendo com o estado que ela está, fico pensando no que essa coitadinha passou o quanto sofreu, mas com a benção de Deus e a união das pessoas a Flor terá uma nova chance e poderá viver o dobro de felicidade pra "compensar" tudo o que essa coitadinha passou nesses 7 anos de "vida". Obrigada de coração a você e ao Manoel que fizeram de tudo pra ir buscá-la evitando a eutanásia e a Patricia Giacopini que conseguiu um lar temporário pra Flor, obrigada a todos que se mobilizaram pela causa dela e estão colaborando financeiramente para ajudar a Flor (pra mim sempre será Flor)...
Amigos, a nossa amiga e colaboradora que conseguiu lar temporário pra Flor é a Patrícia Giacopini, gostaria e pedir a todos que se prontificaram a colaborar no caso da Flor e àqueles que querem ajudar também, que façam os depósitos na conta dela.
Beneficiário: Patricia Giacopini - patgiacopini@hotmail.com
Banco Itau - Ag 6414 - c/c: 00638-4 - CPF 130.157.198-90.
Peço a todos que por gentileza nos avisem dos depósitos para futuras prestações de contas.
Muito, mas muito obrigada mesmo a todos de coração em nome da Flor que sem a ajuda de todos a essa altura não estaria mais entre nós...


Simone Götzö"



Vão sacrificar uma cadela chamada Flor só porque ninguém dá atenção à ela. A Flor é linda e muito dócil. A Cristiane esta tentando ajudá-la, e inclusive relatou que ela passa fome, pois só a alimentam uma vez por semana.

Por favor, alguém pode dar um lar temporário a Flor? Caso alguém possa ajudar de alguma forma, entre em contato.

Segue o relato:

Fiquei sabendo ontem através de um amigo, que o pai da namorada dele agendou a eutanásia da cachorra deles, pois ninguém cuida da pequena. Ela é linda, tem 7 anos, e só sobrevive porque a esposa ainda coloca comida uma vez por semana.

Não posso resgatá-la, mas também não posso deixar que uma atrocidade dessas aconteça. Caso alguém possa ficar com ela, entre em contato, pois é cruel que um ser que não fez nada a ninguém a não ser ter dado amor e ter sido fiel todos esses anos, acabe dessa forma.

Ela é meiga e medrosa, acredito que seja devido aos maus tratos. Sempre ouvi e li histórias como essas, mas lá no fundo gostaria de acreditar que não fosse verdade. Não sei mais o que fazer, e até já tentei convencer a namorada dele a não deixar, mas parece que ninguém se importa com a pobre cadela.

Contatos
Cristiane: (11) 7053-3252 (residencial) / (11) 2227-8410 (comercial)


Fonte: ANDA

Gato linguarudo e cão na rave!

Se não fossem esse bichos pra nos animar...



quarta-feira, 7 de julho de 2010

Lágrima ácida em cães e gatos

Ou epífora, é um excesso de lacrimejamento, causando manchas. Há algumas causas para o distúrbio, e o animal deve ser avaliado por um oftalmologista veterinário: pode haver um defeito na drenagem lacrimal, ou doenças oculares. Geralmente, ocorre, em animais de pelagem branca e/ou raças miniaturas.

Segundo Tânia Parra, professora e veterinária do Hospital Veterinário da Universidade Metodista, “o problema é mais visível em animais de pelo claro, porque a lágrima altera a cor da pelagem. Não é a acidez que causa essa mudança, mas a quantidade de lágrimas”.

Lágrimas são responsáveis pela lubrificação dos olhos. O excesso, é drenado através do canal lacrimal para o interior do focinho, e se essa drenagem, por algum motivo, não for suficiente, as lágrimas cairão na cara do animal. Em contato com o pelo, as lágrimas podem sofrer a ação de bactérias da pele e da pelagem, fazendo o pelo assumir uma coloração avermelhada ou marrom.

Em raças de cães e gatos com a cara achatada (braquicéfalas), a epífora está associada à anatomia desses animais. Raças mais afetadas: pug, bulldog, pequinês, gatos persas. Além da anatomia, o excesso de pelos próximo aos olhos, pode causar mais irritação. É necessária a tosa da cara do bicho. Quando o problema é anatômico, o que pode ser feito é limpeza diária dos olhos e da pelagem, removendo as crostas que podem se formar. Sem a limpeza, pode ocorrer inflamação da pele nessas áreas.

Além da drenagem insuficiente e anatomia, pode haver outras causas para a lágrima ácida: obstrução do canal lacrimal (poeira, etc.), deformações na pálpebra (cílios voltados para dentro dos olhos causando irritação – a correção é cirúrgica), inflamação no ducto da lágrima, conjuntivites, etc..

Há produtos que impermeabilizam a cara do animal, minimizando o escurecimento da pelagem. Esses produtos devem ser indicados pelo médico veterinário.

http://www.supermercadodospets.com.br/detalhes.asp?id=1&produto=2215

Não se deve utilizar colírios antibióticos sem a orientação do veterinário, pois o resultado não é duradouro. Os antibióticos alteram a composição química da lágrima, mas só vão funcionar por um certo tempo, fazendo com que as bactérias se tornem resistentes.

Alguns cuidados, além de consultar o oftalmo veterinário:

- limpar os olhos e a região aos redor, todos os dias, com soro fisiológico;
- manter a cara do animal tosada;
- podem ser usadas as toalhas higiênicas para a região dos olhos;
- usar produto impermeabilizante.

Florais de Bach:

O tratamento com Florais de Bach é, basicamente, tratar as emoções e os estados mentais, ditos “negativos”. O Dr. Edward Bach (1886 – 1936) acreditava que, tratando esses fatores, a doença física também estaria sendo tratada. As essências tratam o indivíduo e não a doença. O Dr. Bach enunciou as disposições mentais negativas (que são as verdadeiras causas das doenças): orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade, ambição (ou cobiça). E, as qualidades inerentes a todo ser vivo que, devem ser estimuladas com os florais: paz, fé, amor, sabedoria, alegria, certeza, esperança.

Nos animais também é assim, pelas características da alma (Eu Superior, para Bach).

O Dr. Bach, em sua pesquisa, concluiu que, os animais podem e devem ser tratados com as mesmas essências dos humanos, por terem emoções similares. Ele tratava seu cachorro com florais e, Nora Weeks sua assistente, tratava seus vários gatos também com as essências. Todos os animais domésticos: cães, gatos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, bovinos, aves domésticas, animais selvagens e silvestres, se beneficiam com este tratamento.

Se o bichinho estiver doente deverá ser examinado e diagnosticado por um médico veterinário – o terapeuta floral trata os desequilíbrios energéticos.

A Terapia Floral de Bach é considerada pela Organização Mundial de Saúde, desde 1976, como medicina vibracional – lida com energias de um nível mais sutil e que, intervêm nas energias do corpo físico.

As essências florais possuem configurações energéticas. Quando o cliente toma o floral, a energia que foi retirada das flores vai interferir, beneficamente, no comportamento dos prótons, nêutrons, elétrons dos átomos das células do corpo e do cérebro.

Os florais podem ser encontrados em quaisquer farmácias de manipulação – aquelas que aviam receitas e podem ser usados com quaisquer outros sistemas de tratamento: alopático, homeopático, fitoterápico, etc. Não há interação medicamentosa. não há efeitos colaterais, não intoxicam, não há contra-indicações e, podem ser usados por todas as pessoas (adultos, crianças, idosos, pessoas inconscientes, em estado de coma), animais e plantas. Sua ação é suave. E, também podem ser usados preventivamente.

A filosofia do Dr Bach e, o sistema de tratamento por ele criado, os florais, são baseados na simplicidade. O próprio Dr. Bach, dizia que este sistema de tratamento seria a medicina do futuro. Acreditava que a doença era o resultado do conflito entre a alma (Eu Superior) e a mente. Os florais atuam na condição emocional do cliente.

As essências elevam as vibrações, aproximando-nos do ideal da alma, aliviando os sofrimentos – dos animais também!

As essências podem ser utilizadas nos olhos dos animais, desde que sejam feitas sem nenhum conservante.

Fonte: ANDA

Gatos x Cachorros

Figuraças!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cão idoso e debilitado é resgatado das ruas e precisa de um lar, em SP


Regastei no sábado (3) um cachorro de uma rua em SP. Ele estava caido, uivando pedindo ajuda. Mal conseguia se manter em pé de fraqueza e cansaço, extremamente magro e desnutrido.

Consegui que ele fosse atendido pela veterinária da Cobasi, e aparentemente não está doente , nem machucado, apenas muito fraco e debilitado pela fome.

Levei ele pra minha casa, onde ele comeu bastante, tomou agua e descansou. No dia seguinte ja estava melhor, andando com um pouco mais de firmeza, mas ainda muito fraco. Foi novamente atendido por uma veterinária que aplicou soro, remédio para dores e vermífugo.

Ele continua lá em casa, mas moro num apartamente pequeno e já possuo outro vira-lata macho, então preciso arrumar um novo lar pra ele. Me comprometo a ajudá-lo com ração, vacinas, medicação e o que mais precisar.
Ele tem aproximadamente 9 anos de idade.

Meus contatos são:
celular (11) 8929-5509
casa (11) 2506 – 2411 (apenas à noite)
rasninja@hotmail.com (msn)
carlostaparelli (skype)

Ajudem o Polvilho! - URGENTE

Ele é velhinho e está todo machucado.



Foram feitos alguns exames e o diagnóstico é o seguinte: a mandíbula dele está fraturada no meio, os dentes quebrados, o testículo aumentado, além de uma lesão na coluna e o ligamento cruzado da pata traseira rompido. Ele está tão esfarelado, que dei o nome de Polvilho.

Sei que não tenho espaço, nem condições de bancar o tratamento do Benji, cuidar dos meus 8 filhos e assumir mais esse caso, mas não tive coragem de deixá-lo ali, todo encolhido, definhando devagar. Na hora não pensei em nada, só queria salvar esse coitadinho. Imaginem que triste morrer sozinho, no meio da rua, sentindo dor e sem ter para onde ir, nem poder levantar ou comer?

Por isso, escrevo aqui para pedir a ajuda de vcs. A cirurgia do Polvilho vai custar uma fortuna e, além disso, teremos que pagar placa/prótese, exames, remédios, internação, etc. Sozinha não consigo nada, mas juntos somos muitos e fortes.

Se puderem colaborar com qualquer quantia, agradeço imensamente, de coração. Para pegar os dados da conta, por favor mandem e-mail para anapaula@adoteumgatinho.org.br, que eu passo todas as informações.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O gato mais rápido do Oeste!

Gatinho especial de 9 meses aguarda adoção

Jean, adoção muito especial! É um gatinho assintomático com coronavírus.

Está com muita saúde aos 9 meses de idade! Pode viver toda a vida sem desenvolver a doença.




Macho, muito carinhoso, castrado e vacinado, precisa de um lar onde não tenham outros gatos. Está em Pinheiros, São Paulo.

Contato:
Isabel - (11) 3083-3824

Fonte: ANDA

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Repouso merecido...

Depois de um jogo desses, o bom é repousar..

Cachorrinho para adoção

Olás,

No último dia 25/06 (Jogo do Brasil) recolhi esse figura que está nas fotos; ele ficou aqui na Ponto Link durante o jogo, e de tanto medo dos fogos subiu na pia da cozinha (vejam fotos anexas), procurando um canto prá se esconder.

Está hospedado num hotel e estou buscando alguém para adotá-lo.

CARACTERÍSTICAS:
Macho (castrado) - Porte Médio
Cor: Bege claro e branco
idade aproximada: 8 anos
SUPER DÓCIL E BRINCALHÃO



Contato:
Ana Paula Ferrari
Cel (11) 9945.3590
anapaula@pontolinkeventos.com.br

10 pedidos de um cão ao seu dono


1. Minha vida dura apenas uma parte de sua vida. Qualquer separação de você, significa sofrimento para mim. Pense nisso antes de me adotar.

2. Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim. Você também nem sempre entende exatamente as coisas que eu espero de você.

3. Deposite sua confiança em mim, pois eu vivo disso e vou compensá-lo por isso mais do que ninguém.

4. Nunca guarde rancor de mim ou me prenda de castigo, se eu aprontar alguma. Você tem amigos além de mim, tem seu trabalho e seu lazer, mas eu só tenho você.

5. Converse comigo, eu não entendo todas as palavras, mas me faz bem ouvir sua voz falando só para mim.

6. Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam! Eu jamais esquecerei.

7. Também pense que quando você quiser me bater, eu poderia quebrar todos os ossos da sua mão, mas eu não lanço mão deste recurso.

8. Se alguma vez você não estiver satisfeito comigo porque estou de mau humor, preguiçoso ou desobediente, pense que talvez minha comida não esteja me fazendo bem, ou que meu coração já esteja um pouco cansado e fraco.

9. Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar um cãozinho novo e bonitinho. Você também envelhece.

10. E, quando chegar meu último e mais difícil momento, pois será o momento da partida, fique comigo. Não diga: não posso ver isso. Com a sua presença tudo será mais fácil para mim. A fidelidade de toda a minha vida de cachorro terá valido a pena.

Pense. Reflita.

Fonte: O Melhor amigo do Homem